sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Deadbeats - Roots and Wire


Para quem ainda não conhece a história por trás do projeto Deadbeat, o seu novo lançamento, Roots and Wire, vai ser com certeza um excelente cartão de visitas.
Mais palatável e acessível do que o seu disco anterior, o sensacional Journey´s Annual, onde levava até as últimas conseqüências o seu atmosférico dub eletrônico com um pé fincado na Jamaica e outro no dub tecnho alemão, Roots and Wire revela um mix de culturas rico que nunca soa exótica ou meramente pitoresca. Há pesquisa profunda aqui e a mistura parece alcançar com precisão a síntese expressa no título do disco – Roots and Wire. Uma analogia do fio que une o ancestral ao digital em linha direta.
O Deadbeat é na verdade o produtor Scott Monteith, naturalmente canadense mas que atualmente vive em Berlin – como, me parece, mais ou menos 113 % das pessoas que fazem música atualmente na Europa. Roots and Wire é o seu sétimo lançamento e chega pelo selo canadense Wagon Repair, que tem em seu catálogo nomes bem conceituados como o Cobblestone Jazz, Minilogue, Ripperton e The Mole, entre outros.
Se no “Jornney’s” havia pouco espaço para as batidas 4x4, “Roots” parece se abrir mais para as possibilidades da pista de dança, agregando à fusão noções fundamentais da deep house e expandindo a dose de deep techno. O resultado, acredite, é incrivelmente coeso.
“Babylon Correction” abre os trabalhos com a atmosfera impregnada pelo cheiro de incenso e ganja. Um reggae letal que serve perfeitamente de introdução ao lado ‘raiz’ e prepara o ouvinte para os ‘fios’ que vêm a seguir. Na seqüência, surge o dub eletrônico “Rise”. Estruturalmente, é um dub como tantos outros, mas a riqueza de detalhes, o vocal marcante e o cuidado da produção fazem diferença aqui. É em “Deep Structure”, terceira faixa, que os aparentes contrastes parecem se unir para formar um discurso único. Pela primeira vez as batidas retas conduzem o groove e induzem à pista. Deep house de primeira. “Grounation” retoma o tribalismo presente em várias faixas anteriores do produtor para terminar num techno cheio de dub. Night Stepping volta ao som reto e se firma com uma ótima faixa de deep techno. O disco encerra com dois pontos altos: “Sun People (Dub Divisionaire)” e o excelente groove de “Xberg Ghosts”. É de maneira fluida que o Deadbeat vai transitando por diversos estilos, sempre com coerência e vontade de costurá-los todos mais como uma única camada de som do que como uma colcha de retalhos. Roots and Wire mostra que é possível fazer a tradição e a modernidade convergirem para o mesmo centro em prol de uma boa música.

Para ouvir:
http://www.myspace.com/deadbeatcomputermusic

Para baixar:
www.piratebay.org
www.mininova.org

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